CentroTV

O Teatrão estreia “Ensaio Tchéckhov”

A ESEC em parceria com O Teatrão prepara-se para estrear a 4 de julho, “Ensaio Tchéckhov”, um espetáculo com encenação de Ricardo Correia, inserido no Estágio, com os finalistas, do 3º ano do curso de Teatro e Educação da ESEC.

“Quanto mais deste sangue irei cuspir no futuro?” interroga-se o autor. Ameaçado por uma doença que o avisa de uma morte iminente, cada minuto era importante para ele.

Neste espetáculo explorámos essa urgência da criação que lida com a consciência do pouco tempo que tem na sua vida. Em “Ensaio Tchéckhov” a vida e a Arte andam de mãos dadas. Vemos através do olhar de Olga-Knipper, sua mulher e estrela do Teatro de Arte de Moscovo, como Anton Tchéckhov procurou ensaiar a sua vida através da escrita.

Tecemos assim uma narrativa que entretece dados biográficos do autor, correspondência epistolar, e algumas peças em um ato de Anton Tchéckhov [O pedido de Casamento (1889), O Urso (1888) e Os Malefícios do Tabaco (1904)], para se criar um espetáculo que cruza a Arte e a Vida, do autor russo.