A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta quinta-feira, 29 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quinta edição das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital, desta vez, subordinada ao tema “O Teatro”.
O encontro – na semana em que se assinala do Dia Mundial do Teatro (27 de março) – contará com a presença de especialistas na área, entre os quais atores, diretores artísticos, professores e pedagogos teatrais, e visa refletir acerca do teatro nas suas variadas formas e usos. Em análise estarão temas como o “Teatro na Educação”, o “Teatro Social”, o “Teatro Amador” e “A importância do Teatro”, num Município onde o teatro acontece, há largos anos, pela mão dos grupos amadores.
A autarquia tem “também contribuído para a sua divulgação e promoção, quer através dos apoios financeiros e logísticos, quer através de oficinas municipais de teatro, quer através da abertura dos espaços municipais para a formação teatral por privados ou para a realização de peças teatrais pelas estruturas concelhias ou outras de outros quadrantes geográficos”, adianta a edilidade em comunicado.
Com a promoção das Jornadas Culturais, o Município de Oliveira do Hospital, pretende abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas. Um objetivo que surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital, quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal.
A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material. Temas como a “Música Filarmónica”, a “Cultura Etnográfica”, e a “Voz” foram o objeto central das anteriores sessões das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital promovidas pelo Município através do seu Pelouro da Cultura.