CentroTV

Obra de requalificação da Praça do Município de Penela vai reconfigurar o centro da vila

A Câmara Municipal de Penela deu início à obra de requalificação da Praça do Município, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na ocasião, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, salientou que esta empreitada vai “reconfigurar o centro da vila” e constitui uma “mais- valia” para a qualidade de vida dos habitantes e visitantes que se dirigem aos Paços do Concelho e ao Castelo de Penela.

Um investimento global de 1,5 milhões de euros promete “revolucionar os acessos aos Paços do Concelho e ao Castelo de Penela”, disse o presidente da Câmara Municipal.

Na sessão, Eduardo Nogueira dos Santos salientou que a obra vai, naturalmente, criar alguns constrangimentos temporários à população e visitantes, mas que vai permitir “reconfigurar o centro da vila e constituir, por isso, uma mais-valia para a qualidade de vida dos habitantes e visitantes do concelho.

O autarca antevê que esta empreitada venha a resultar num “excelente contributo na revitalização do tecido urbano”, antevendo um grande impacto na requalificação do centro histórico e, consequentemente, na fixação de novas famílias nesta zona da vila.

A obra, a cargo da empresa Odraude – Construção Civil e Obras Públicas, Lda., que venceu o concurso público, visa a demolição e construção de um novo muro de suporte, existente entre a Praça do Município e o arruamento inferior, que se encontra em avançado estado de deterioração. O projeto prevê a criação de uma zona considerável de estacionamento público, com cerca de 60 lugares, repartida em dois níveis de cota diferentes, que permita dar resposta às necessidades de estacionamento e acessibilidades aos Paços do Concelho, ao Castelo de Penela e à Igreja Santa Eufémia.

A intervenção prevê a criação de zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, bem como acessos pedonais legalmente adaptados à legislação das acessibilidades em vigor. Está, também, incluída a requalificação das infraestruturas das redes elétrica, de águas pluviais e de águas residuais.