CentroTV

Obras da Praça do Comércio entram na reta final

A empreitada de valorização e revitalização da Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, entrou na reta final e aproxima-se da conclusão, adianta a autarquia.

Este é mais um dos “locais do coração da cidade que a autarquia tem requalificado nos últimos anos, a par do Terreiro da Erva e da Via Central, entre outros, numa estratégia que pretende impulsionar também os privados a reabilitarem os seus imóveis”.

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e a vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, visitaram esta tarde as obras “na praça mais bonita de Coimbra”, que se espera em breve possa “voltar a ter as atividades económicas abertas, bem como as tradicionais atividades culturais e de animação turística, como a Feira das Cebolas e os concertos das Festas da Cidade e do Fim de Ano”.

A empreitada está a “tornar esta zona mais apetecível para os peões, com a inclusão de árvores, de esplanadas e, sobretudo, do controlo do acesso automóvel. A obra, que representa um investimento de 557.878 euros (IVA incluído), integra o PEDU de Coimbra, está a ser realizada pela empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que venceu o concurso público”.

A estratégia passa, assim, pela criação de esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias.

A empreitada, que está na fase final, “passou ainda pela substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas”.