CentroTV

Obras de um milhão de euros no abastecimento de água e saneamento em Poiares

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, e o presidente do conselho de administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Oliveira Tavares, visitaram as obras de investimento em curso na rede de abastecimento de água e saneamento em Vila Nova de Poiares.

“As três intervenções, cujas empreitadas estão a cargo da empresa Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A, representam um investimento na ordem de um milhão de euros e vêm permitir uma melhoria substancial nas redes atuais de saneamento e, sobretudo, de abastecimento de água”, adianta a autarquia em comunicado.

A empreitada de execução do novo ponto de entrega de águas residuais na ETAR de Ribeira de Moinho em Vila Nova de Poiares vem “alargar e assegurar o saneamento a mais uma zona residencial localizada na freguesia de Poiares (Santo André)”.

Esta obra, que representa um investimento de cerca de 27 mil euros, cria um novo ponto de recolha “em alta” ligado à ETAR de Ribeira de Moinho, situada no município, que vai garantir o correto tratamento das águas residuais da localidade, devolvendo a água tratada ao meio hídrico em condições ambientalmente corretas.

Em matéria de abastecimento de água, foram lançadas duas empreitadas, uma para duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova), e outra para execução da Conduta Adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento.

A adutora dos Casais vem permitir anular o sistema de captação própria que o Município de Vila Nova de Poiares detinha naquela zona, e que era o único ponto do concelho que ainda não estava ligado ao sistema de abastecimento de água da AdCL, que agora passa servir também as localidades de Casais, Ervideira, Sobreiro e Oliveira.

Além de permitir a ligação ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, garantindo um fornecimento de água de qualidade, garantida pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras, permite ainda uma importante recuperação ambiental, sobretudo ao nível dos lençóis freáticos, com ganhos também ao nível dos regadios locais.

A execução da nova adutora de ligação do reservatório do Outeiro do Crasto ao reservatório do Entroncamento, com cerca de 7km de extensão, irá permitir dar resposta à necessidade de reforço da pressão da água na rede, permitindo suprimir os problemas que se verificam especialmente nos ‘picos’ de maior consumo, e que habitualmente se registam nos períodos de Verão.

Estes investimentos e melhorias no abastecimento de água permitirão ainda ganhos substanciais no reforço da rede diminuindo algumas das dificuldades atuais ao nível de perdas e roturas.