CentroTV

Obras do Centro Interpretativo do Estado Novo em Santa Comba Dão iniciam em agosto

Museu vai ser instalado na antiga escola primária do Vimieiro, aldeia natal do ditador

O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia,  anunciou que a primeira fase das  obras de requalificação da Escola Cantina Salazar em Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) vai avançar ainda no decorrer deste mês, prevendo-se que esteja concluída até ao final do ano.

“Assinado o auto de consignação da empreitada, por pouco mais de 150 mil euros, é altura de avançar com este projeto, cujas obras projetadas abrangem o exterior e  uma parte do interior do antigo e icónico equipamento escolar”, adianta a Câmara de Santa Comba Dão.

Externamente vai “proceder-se à substituição da cobertura e da caixilharia, bem como à limpeza e tratamento das paredes”. Dentro do equipamento, a reabilitação “contempla uma das salas aí existentes, que, nesta fase, vai ser destinada à apresentação de conteúdos multimédia e exposições temporárias, servindo de alavanca para a  futura musealização de todo o espaço”, revela a autarquia.

Na lista de intervenções consta, ainda, a substituição integral das infraestruturas elétricas e de comunicações.

O Centro situa-se junto à antiga quinta de Salazar no Vimieiro

“Este será um local para o estudo do Estado Novo e nunca um santuário para nacionalistas. O que vai ser dado a conhecer é um período de 50 anos da história do nosso país, que teve como figura chave Salazar”, afirmou o presidente da Câmara.

“De modo algum se pretende contribuir para a sacramentalização ou diabolização da figura do estadista. Pretende-se, apenas e só, fazer um levantamento científico e histórico de um regime político, enquanto acontecimento factual”, frisa Leonel Gouveia.

O autarca do PS explica que o CIEN é um projeto a “consolidar numa segunda etapa da intervenção, estando a musealização  a ser trabalhada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares  do século XX, da Universidade de Coimbra, no quadro de um protocolo de colaboração estabelecido com a associação de desenvolvimento local ADICES”.

Este projeto conta com o envolvimento dos professores catedráticos António Rochette, Paulo Avelange Nunes e Reis Torgal.

O Centro Interpretativo – enquanto equipamento determinante para o estudo desta época incontornável da história do país – vai ser um dos edifícios da região centro, a contemplar no projeto alargado da  “Rota das Figuras Históricas”,  que abrange personalidades determinantes da história do século XX.

Quanto à escolha da Escola Cantina Salazar para receber o CIEN, Leonel Gouveia é peremptório, afirmando que o edifício escolar, que abriu em 1940 e que se mantém até à época sem alterações dignas de nota, tem as características ideais para receber este equipamento.

O processo de construção da Escola Cantina Salazar “é, a todos os títulos, exemplar do modelo de planeamento, investimento e gestão da escola básica, preconizado pelo Estado Novo. Também o é, de forma marcadamente, evidente, no que respeita à orientação arquitetónica e ao papel ideológico e de transmissão de valores associados a este regime”, conclui o autarca.