CentroTV

Obras na EN109 entre Figueira da Foz e Pombal gera condicionamentos no trânsito

Obras de requalificação na EN109 entre a Figueira da Foz e Pombal vão gerar condicionamentos no trânsito.

A Infraestruturas de Portugal adianta que a “partir do dia 28 de julho, o trânsito estará condicionado no entroncamento do Parque de Campismo Orbitur. O acesso à EN109, do tráfego proveniente da Gala e do parque de campismo, far-se-á pela rotunda já construída”.

Para além deste condicionamento, a “circulação do trânsito fica limitada, na zona dos trabalhos, a uma velocidade de 50 km/h”.

O condicionamento será implementado apenas nos dias úteis e no horário compreendido entre as 8h00 às 18h0, com a duração de duas semanas.

“Mais se informa que, serão implementados os Planos de Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela COVID-19, definidos pela IP e pela empresa que irá executar os trabalhos”, refere ainda a IP.

“Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores”, adianta.

Com início em junho de 2020, esta obra tem um prazo de execução de 360 dias e envolve um investimento superior a 3 milhões de euros.

“Tendo como principal objetivo o reforço das condições de mobilidade e segurança, a empreitada consiste principalmente na reformulação das várias interseções existentes ao longo do troço da EN109 entre o quilómetro 122,150, na freguesia de S. Pedro, concelho da Figueira da Foz, e o quilómetro 137,7, em Carriço, concelho de Pombal”, salienta a IP.

Na reformulação das várias interseções, serão realizados, entre outros, trabalhos de terraplenagens, reparação dos sistemas de drenagem, colocação de iluminação pública, pavimentação da via, readequação e reforço da sinalização e dos equipamentos de segurança rodoviária.

Neste sentido, serão desenvolvidas as seguintes soluções:

Ao quilómetro 122,150 – Cruzamento com a Rua Manuel Luís Pata.

Construção de uma rotunda eliminando o atual cruzamento.

Quilómetro 122,6 – Entroncamento no lado direito da EN109 de acesso ao Parque de Campismo.

Reformulação do atual entroncamento, impedindo a saída da EN 109 no sentido sul/norte

Quilómetro 125,8 – Cruzamento com a Rua da Terra, acesso à Costa de Lavos.

Eliminação do cruzamento existente e implantação de uma rotunda nova.

Quilómetro 127,3 – Entroncamento com uma via secundária que dá acesso à Costa de Lavos.

Manutenção do entroncamento criando uma gare de viragem à esquerda

Quilómetro 129,5 – Cruzamento semaforizado, com controlo de velocidade na EN109.

Eliminação do cruzamento existente e construção de uma nova rotunda.

Quilómetro 130,4 – Cruzamento com a Rua do Casarão e a Rua da Mocidade.

Eliminação do cruzamento existente e implantação de uma rotunda nova

Quilómetro 131,6 – Cruzamento com dois acessos a restaurantes.

Manutenção do cruzamento e os acessos, criando gares de viragem à esquerda

Quilómetro 135,6 – Cruzamento com a Rua dos Carvalhos, que dá acesso à Localidade de Marinha das Ondas, e com um caminho que permite o acesso à Estação de Comboios de Louriçal.

Eliminação do cruzamento existente e implantação de uma rotunda nova. Esta intervenção abrange também os dois cruzamentos anteriores, muito próximos, onde se manterão os movimentos de entrada e saída da estrada principal

Quilómetro 136,4 – Cruzamento com dois acessos, entre os quais um que permite aceder à Estação de Caminhos de Ferro de Louriçal.

Reformulação do atual cruzamento, redimensionando vias, gares de viragem, bermas e, consequentemente, os ilhéus separadores

Quilómetro 137,7 – Entroncamento com a Rua das Mós.

Eliminação do entroncamento existente e implantação de uma rotunda nova.

A concretização desta intervenção que agora terá início, irá assegurar uma importante melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança para os milhares de automobilistas que diariamente utilizam a EN109 nas suas deslocações.