O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) lançou a quarta edição do inquérito online “O Turismo na Perspetiva dos Residentes – Centro de Portugal”, com o objetivo de compreender de que forma o desenvolvimento do turismo tem contribuído para o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades locais.
O inquérito, acessível através da ligação https://forms.gle/
Tal como nas edições anteriores, o estudo recolhe opiniões sobre os impactos positivos e negativos associados ao turismo. Entre os aspetos avaliados incluem-se a dinamização económica, a criação de oportunidades, a valorização do património cultural e natural, bem como eventuais desafios, como pressões ambientais ou transformações no quotidiano das comunidades.
Ao promover este estudo anual, e seguindo as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), o OTSCP reforça a importância do envolvimento direto das populações locais nos processos de avaliação do desenvolvimento turístico e na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para Francisco Dias, coordenador do Observatório, a participação dos residentes “é determinante para perceber se o turismo tem vindo a contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região. A perceção dos cidadãos é a medida mais justa da sustentabilidade: só haverá verdadeiro sucesso turístico quando as comunidades locais se reconhecem como beneficiárias diretas da atividade”.






































































