CentroTV

OCC comemora 250 anos de Beethoven com concerto no Convento São Francisco

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) realiza este domingo, dia 18 de outubro, às 18h00, no Convento São Francisco em Coimbra, um concerto onde interpreta duas obras de Ludwig van Beethoven: a Sinfonia n.º 6 em Fá Maior, opus 68, “Pastoral” e o Concerto para Piano nº 2 em Si b Maior, Op. 19.

Trata-se de uma iniciativa integrada nas comemorações dos 250 anos do nascimento de um dos compositores mais marcantes de todos os tempos.

A OCC será dirigida pelo maestro Jan Wierzba e contará com Marta Menezes ao piano, um dos mais destacados jovens talentos do piano português, e que tem Beethoven como um dos seus compositores de eleição.

O concerto será comentado por Sérgio Azevedo, compositor conimbricense de música clássica e contemporânea considerado um dos mais importantes compositores da sua geração em Portugal. Como compositor, ganhou vários prêmios de composição, em Portugal e no estrangeiro (tais como o Prémio das Nações Unidas, ou o Prémio Fernando Lopes-Graça), e suas obras têm sido tocadas e encomendadas regularmente em vários países por prestigiados conjuntos, solistas e maestros.

Dedica-se ainda ao trabalho com escolas e estudantes de música e à escrita sobre música, tendo publicado dois livros: “A Invenção dos Sons” (Caminho, Lisboa 1999) e “Olga Prats- Um Piano Singular” (Bizâncio, Lisboa 2007), e contribuído com artigos para muitas outras publicações.

Quanto ao programa do concerto, importa referir que a 6.ª Sinfonia foi composta entre os anos de 1806 e 1808. Apesar de lhe ter dado a designação Pastoral que remete imediatamente para expressão de realidades e conteúdos extramusicais tal como os títulos dos andamentos, Beethoven insistiu, no entanto, no caráter subjetivo das sensações que se tinha proposto exprimir, recusando toda e qualquer interpretação pictórica e simplesmente descritiva: “deixase ao ouvinte a tarefa de encontrar a situação…”.

Contudo, talvez seja esta a sinfonia de Beethoven que mais facilmente se associa ao campo e à natureza, numa verdadeira homenagem às estações, ao campo e à vida. A Sexta Sinfonia foi estreada com a Quinta Sinfonia, a 22 de dezembro de 1808, em Viena no Theater an der Wien, num concerto que ficou para a História.

Quanto ao concerto para Piano nº 2 em Si b Maior, Op. 19, foi composto entre 1787 e 1789, embora só em 1795 tenha atingido a forma em que foi publicado.

Em 1798 Beethoven compôs um novo final para a apresentação em Praga que, no entanto, não chegou a ser publicado. Beethoven usou este concerto para suas próprias apresentações como um jovem pianista virtuoso. A estreia deste Concerto, na versão que ainda hoje é tocada e gravada, ocorreu em 29 de março de 1795 no Burgtheater em Viena, sendo o solista o próprio compositor na sequência de apresentações privadas anteriores em salões da nobreza vienense.