Está disponível a primeira edição da Oharte – Revista Digital de Arte do Município de Oliveira do Hospital que irá oferecer, trimestralmente, aos oliveirenses e ao público em geral, informação sobre arte, sobre cultura, e sobre a programação cultural do concelho.
A revista – acessível gratuitamente em https://tinyurl.com/33p43ys6 – “oferecerá aos seus leitores digitais, através do telemóvel, do tablet ou do computador, uma leitura acessível, leve e agradável”, revela a autarquia em nota.
Em cada edição contará com entrevistas, crónicas e programação cultural de Oliveira do Hospital, sendo que os vários textos e contribuições, contarão com diferentes abordagens e perspetivas sobre as inúmeras áreas artísticas, sobre diversas temáticas culturais, que poderão ir desde aspetos mais clássicos, ao contemporâneo e ao etnográfico.
Como pode ler-se no editorial do primeiro número, o “conceito editorial tem como aspeto essencial abordar temas de interesse transversal, indo do local, ao regional e nacional e até além fronteiras, alcançando deste modo um público mais vasto e diversificado. A Oharte – Revista Digital de Arte é, sobretudo, uma janela para espreitar as várias expressões estéticas da criatividade enquanto manifestação humana universal”.
Na primeira edição, preenchem as páginas, as entrevistas a Agostinho Santos, jornalista e artista plástico reconhecido e mentor da 4.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2021; a Tiago Hacke, o pintor muralista que esteve em residência artística em Oliveira do Hospital onde deu uma nova vida ao antigo reservatório de água da cidade; e a Tiago Cerveira, na rubrica (Novos) Valores, o jovem realizador do concelho que se tem distinguido pelos seus documentários de natureza e cultura rural premiados em festivais nacionais e internacionais. A isto junta-se ainda a divulgação da programação cultural “Cá Acontece”, no concelho de Oliveira do Hospital.
“Esperamos com a criação desta revista contribuir para marcar, ainda que de forma singela e experimental, um espaço e um tempo, que no futuro possa ajudar a contar as idiossincrasias que nos identificam, a nossa história, a história dos oliveirenses, nesta segunda década do século XXI” lê-se no editorial do primeiro número da Oharte – Revista Digital de Arte, assinado pela vereadora da Cultura, Graça Silva.