CentroTV

Olímpico João Ribeiro conquista dois títulos nacionais em Montemor

João Ribeiro esteve em destaque no Campeonato Nacional de Velocidade 2020 ao conquistar dois títulos nacionais, depois de vencer, em K1 Seniores, as distâncias de 200 e 500 metros.

O canoísta do Sport Lisboa e Benfica revalidou o título de campeão nacional alcançado em 2019 na prova de K1 Seniores 500 metros, ficando à frente de Fernando Pimenta e Messias Baptista, ambos do Sport Lisboa e Benfica, que conquistaram as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Em K1 Seniores 200 metros, João Ribeiro foi mais forte que Hugo Rocha (Clube Náutico de Marecos), que se sagrou vice-campeão nacional. Kevin Santos (Sporting Clube de Portugal) alcançou o 3.º lugar do pódio. Campeão nacional nesta distância em 2019, Messias Baptista não foi além do 4.º posto.

Fernando Pimenta não deixou os seus créditos por mãos alheias na sua prova de eleição, tendo conquistado mais uma medalha em K1 Seniores 1.000 metros, título que revalidou, deixando o 2.º classificado, Fábio Cameira (Alhandra Sporting Club), e o 3.º posicionado, Emanuel Silva (Sporting Clube de Portugal), a largos segundos de distância.

No setor feminino, Francisca Laia merece destaque pela revalidação do título nacional de K1 Seniores Femininos 200 metros. A canoísta do Sporting Clube de Portugal venceu, com um segundo de avanço, Joana Vasconcelos (Sport Lisboa e Benfica), deixando a também colega da Seleção Nacional, Teresa Portela (Sport Lisboa e Benfica), na 3.ª posição.

No Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, na distância de 500 metros, em K1 Seniores Femininos, o triunfo pertenceu a Joana Vasconcelos, com Teresa Portela a garantir o título de vice-campeã nacional. Sara Sotero (Clube do Mar Costa do Sol) assegurou a conquista da medalha de bronze.

Nas canoas, Inês Penetra (Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses) é a nova campeã nacional de C1 Seniores Femininos 200 e 500 metros, sucedendo, em ambas as distâncias, a Ana Aidos Rodrigues (Instituto para o Desenvolvimento e Estudos de Cacia), que se tinha sagrado, no ano anterior, vencedora destes dois títulos nacionais de velocidade.

No setor masculino, nas canoas, Marco Apura (Clube Náutico de Crestuma) foi o grande vencedor do Campeonato Nacional de Velocidade, uma vez que triunfou nas provas de C1 Seniores 500 e 1.000 metros. De referir que, em 2019, a prova de C1 Seniores 1.000 metros tinha sido ganha por Hélder Silva (Individual).

Na paracanoagem, em que todas as provas têm 200 metros, Norberto Mourão (Individual), já com lugar garantido nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021, revalidou o título nacional em VL2, tendo os atletas Alex Gomes dos Santos (Clube do Mar Costa do Sol), em KL1, e Hugo Miguel da Costa (Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira), em KL2, alcançado igual feito. Na prova de KS1, João Pedroso Fernandes (Darque Kayak Clube) foi o vencedor.