O Município de Oliveira do Hospital aderiu à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade que decorre de 16 a 22 de setembro.
“O tema central da edição 2020 é ‘Emissões Zero, Mobilidade para todos’ através do qual se pretende dar especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade inclusiva”, refere a autarquia em nota de imprensa.
A autarquia “convida os munícipes a optar por uma mobilidade sustentável e a acompanhar as atividades programadas, que devido à pandemia serão dinamizadas, maioritariamente, nos meios digitais”.
Oliveira do Hospital assinala esta Semana com as seguintes iniciativas: uma exposição de rua “Emissões Zero, Mobilidade para todos”; uma campanha de sensibilização nas redes sociais; a emissão de spots na Rádio Boa Nova; e a comemoração do Dia Europeu Sem Carros.
Oliveira do Hospital é um dos cerca de “setenta municípios portugueses que participam neste evento de escala local e europeia, que conta com mais de 2600 cidades inscritas até à data, dedicado à mobilidade sustentável e que visa facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular”.
É uma das autarquias alinhadas com o propósito do tema central “Emissões Zero, Mobilidade para todos” que “reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser o ‘primeiro continente neutro em termos de clima até 2050’, como estabelecido por Ursula von der Leyen, Presidente do Comissão Europeia, ao apresentar o European Green Deal (Acordo Verde Europeu)”. A Semana Europeia da Mobilidade 2020 “incentiva as pessoas e as autoridades locais a tomarem medidas que permitam alcançar, a longo prazo, o objetivo de um continente neutro em termos de carbono”.
Como assinala, o vice-presidente da Câmara e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, o município de Oliveira do Hospital promove “esta iniciativa de sensibilização, alicerçada nos grandes investimentos que tem vindo a fazer nos domínios da mobilidade urbana sustentável, com a criação de zonas pedonais e ciclovias, que continuarão a crescer em extensão, qualidade, segurança e conectividade, considerado o crescente gosto dos cidadãos pelo pedestrianismo, pelo uso da bicicleta e pela aposta em estilos de vida saudáveis e amigos do ambiente”.
De 16 a 22 de Setembro os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira dedicada à mobilidade sustentável que, como tem vindo a ser hábito, culmina com o Dia sem Carros.
A Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.