CentroTV

Oliveira do Hospital assinala Dia Municipal para a Igualdade com iniciativas na internet

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local Cidadania Responsável dedica, uma vez mais, o mês de junho à promoção da igualdade de género, através da realização de várias ações que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.

Este ano, no Dia Municipal para a Igualdade – que em Oliveira do Hospital é comemorado a 21 de Junho desde 2011 –, a sociedade oliveirense é desafiada a assinalar este dia através do seguinte desafio: “Refletir, atuar, agir, pensar”.

“Note-se que Oliveira do Hospital tem uma Conselheira Municipal para a Igualdade, que é uma referência cívica da sociedade oliveirense – a Professora Teresa Gouveia Serra”, refere a autarquia em comunicado.

“Pese embora o facto de a pandemia ter obrigado a grandes mudanças e transformações na forma de comunicação entre as pessoas, o Município de Oliveira do Hospital não deixa, contudo, de lembrar aquele que constitui um dos principais pilares da ação política e social municipais – a promoção da igualdade de género e o combate a todas as formas de discriminação e violência”, adianta.

Através de várias iniciativas online, que vão desde os testemunhos à memória do trabalho realizado nesta área, “Oliveira do Hospital procurará dar visibilidade a estas temáticas, numa ação que consagra uma década pela Igualdade, Cidadania e Não Discriminação”.

O Município de Oliveira do Hospital mantém, desde 2010, “uma equipa constituída por colaboradores/as da autarquia e personalidades da sociedade civil, cujo trabalho nesta área permitiu já a implementação do II Plano Municipal para a Igualdade, numa ação concertada, participada e integrada de valorização da Igualdade enquanto valor essencial”.

Neste âmbito e, nos “últimos meses, procurou dotar o território concelhio de novas e melhores formas de trabalho, integrando o consórcio liderado pela ADIBER, para apresentação de uma candidatura, que visa a constituição de uma estrutura de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género”.