CentroTV

Oliveira do Hospital comemora 25 de abril com diversas iniciativas

Foto: D.R.

Os 48 anos do 25 de Abril são assinalados em Oliveira do Hospital com um programa municipal que se prolonga até maio e que inclui exposições, artes, atividades desportivas e concertos

As cerimónias protocolares comemorativas do 25 de Abril de 1974, que este ano “dão o arranque da celebrações nacionais dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em Oliveira do Hospital decorrem com um programa alargado organizado pelo município e que inclui, no dia 25, às 09h30, uma arruada da Fanfarra e Escolinhas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital pelas ruas de Oliveira do Hospital”, revela a autarquia em nota.

Às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o hastear da bandeira com o Hino Nacional a ser interpretado pelo Coro Infantojuvenil e Coro Juvenil de Sant’Ana. Às 10h30, a Sessão Solene das comemorações de Abril decorrem com intervenções, poesia e música, com os Castelinhos e Júlio Pereira.

A celebração do Dia 25 de Abril prossegue às 14h30 no Jardim Oliveira Mano, com o VI Encontro Concelhio de Filarmónicas, com as participações da Associação Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Filarmónica Sangianense e Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe ainda, no dia 24, às 21h00, o espetáculo “Abril Pela Voz do Fado”, do Projeto Intermunicipal – À Beira do Fado.

O programa geral organizado pela Câmara Municipal arranca no dia 19, às 18h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, com o Clube de Leitura em Voz Alta – O 25 de Abril de 1974,  a que se segue um momento musical pelos alunos do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

No dia 21, às 12h00, no Parque do Mandanelho, é inaugurada a Cabine de Leitura, Fundação Altice, e a 22, às 20h30, a “Caminhada da Liberdade” percorre as ruas da cidade, com saída do Largo Ribeiro do Amaral. Às 21h30 é inaugurada a 6ª. edição da Exposição Coletiva de Artes Plásticas. O momento conta um apontamento musical pelos alunos do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

A 23, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, às 15h00, é apresentado o livro “As Invisiveis”, de Rita Pereira de Carvalho, com apontamento musical interpretado por Sara Marques.

Às 16h00, o programa de Abril contempla uma tarde desportiva entre os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e às 21h30, no Café Central, há música ao vivo com o Concerto Vozes de Abril, nas vozes de Rafael Abrantes, Márcio Silva e Beatriz Neto Ti Julito Jazz e Musk Folk.

As comemorações continuam com o “Projeto Lar na Biblioteca – Onde Estavas no 25 de Abril”, no dia 26, às 14h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e, a 28, às 14h00, na Ludoteca de Lagares da Beira.

No dia 29, às 21h30, no Auditório do Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, o desporto está em destaque com a “Conferência Desporto em Debate: desporto, ética e bem-estar”. O evento conta com apontamentos de dança, no âmbito do Dia Mundial da Dança.

De 19 a 30 de abril as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital acolhem o programa “Leituras de Abril” com a iniciativa Animações da Leitura – O 25 de Abril para os mais pequenos. Esta iniciativa carece de marcação prévia.

Até ao dia 13 de maio decorrem exposições nas escola do concelho. A Biblioteca Escolar EBI Ponte das Três Entradas acolhe a exposição documental e de fotografia, “O  Que Faz Falta – 37 Anos sem Zeca Afonso”.

Na Biblioteca Escolar EBI de Oliveira do Hospital está patente a exposição documental “25 de Abril na Imprensa Portuguesa” e na Biblioteca Escolar da EB 2,3 da cidade, a exposição “Memórias de Zeca Afonso”.

Na Biblioteca Escolar EBI Lagares da Beira decorre a mostra fotográfica “Retratos do 25 de Abril” e na EBI Cordinha, “25 de Abril por Imagens – Parte 2”. Na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira pode ser vista a exposição documental, “Sem  Memória Não há Futuro: vitimas da ditadura. Resistência e Liberdade”.

Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está patente a exposição “25 de Abril por Imagens” e na EPTOLIVA, “48 anos de Abril”, exposição documental.

O programação oficial das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril pode ser consultado no site da Câmara Municipal, em www.cm-oliveiradohospital.pt, na página do Facebook do município, em https://www.facebook.com/municipiodeoliveiradohospital ou em https://issuu.com/municipiodeoliveiradohospital