CentroTV

Oliveira do Hospital convida a percorrer a Rota dos Presépios e Cepos de Natal

        O Município de Oliveira do Hospital, em colaboração com as freguesias do concelho, dinamiza a Rota dos Presépios e Cepos de Natal que podem ser apreciados pelos oliveirenses e visitantes até ao próximo dia 6 de janeiro.

            “Mais de trinta presépios integram esta Rota, distribuídos por várias localidades em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital e resultam da criatividade das entidades envolvidas no planeamento e construção de várias representações daquele que é um dos maior elementos e símbolos da quadra: o Presépio”, adianta hoje a autarquia em comunicado.

            “Basta seguir a Estrela do Natal e partir à descoberta, em família, desta rota mágica para encontrar os 34 bonitos presépios patentes em diversas localidades nas freguesias: Aldeia das Dez; Alvoco das Várzeas; Avô; Bobadela; Lagares da Beira; Lourosa; Nogueira do Cravo; São Gião; Seixo da Beira; Travanca de Lagos; UF Ervedal e Vila Franca da Beira; UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços; UF Penalva de Alva e S. Sebastião da feira; e UF Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira”, salienta.

            Para além disso, e a “partir da noite da consoada, também pode ser realizada a Rota dos Cepos de Natal para conhecer os seis cepos que vão arder em algumas localidades do concelho, a saber: Alvoco das Várzeas (Largo da Igreja); Avô; São Gião; Pedras Ruivas e Seixas (Seixo da Beira); e S. Paio de Gramaços. Manda a tradição que na noite de 24 de dezembro, geralmente nos adros das igrejas, seja ateada a enorme fogueira que arde até se consumir por inteiro podendo durar até à entrada do novo ano, e que funciona como ponto de encontro entre as comunidades, iluminando o espaço e aquecendo quem por lá passa”.

            “É de referir ainda que se encontra patente, no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva (Bobadela), uma exposição coletiva de presépios que reúne 75 peças do espólio da Câmara Municipal e das coleções pessoais de diversas/os cidadãs/ãos que as cederam temporariamente para figurar nesta mostra que resulta num mosaico de diversidade estética e artística, com presépios nacionais e internacionais. Visitável até 7 de janeiro de 2022, no horário de funcionamento do Museu: terça-feira a domingo das 10H às 13H e das 14H às 18H”, realça a Câmara.

            Como assinala a vereadora Graça Silva, com os pelouros da Cultura e do Turismo, trata-se de um “projeto de revitalização da tradição cultural, colocando em espaço de visitação não só imagens tradicionais como também diversas variantes criativas em torno daquele que é o símbolo da família nesta quadra natalícia. Além disso é uma excelente oportunidade para explorar o nosso território, visitando não só os presépios e cepos de Natal mas também todo o património histórico, arquitetónico e paisagístico do concelho”.

“Não faltam, por isso, bons motivos para um excelente périplo pela tradição em Oliveira do Hospital”, conclui.