CentroTV

Onze projetos finalistas do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro

São 11 os projetos finalistas da edição de 2022 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.

“Foram admitidas a concurso 130 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 13 da categoria Conhecimento+, 32 da categoria Saúde+ e 85 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 113 entidade provenientes de 58 municípios”, refere em nota a CCDRC.

Os vencedores serão revelados no 9º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorrerá no dia 6 de dezembro, em Coimbra.

Com esta atividade, a CCDRC, no “contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro”, frisa.

Na edição atual, uma das inovações introduzidas ao prémio foi a divisão da categoria VIDA+ em duas subcategorias: Participação e Aprendizagem. “Entendeu-se, assim valorizar o aspeto da aprendizagem na população mais velha, contribuindo também dessa forma para combater o estigma do idadismo”, sublinha ainda a CCDRC.

As 11 boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+

Categoria Saúde+

Categoria Vida+