CentroTV

Operação global contra crime organizado leva à detenção de 800 pessoas

Uma mega operação de combate aos crimes praticados por “alguns dos principais criminosos do mundo” pertencentes à máfia, associações asiáticas de crime organizado, cartéis de droga ou a gangues ilegais de motards.

Polícias de cerca de 20 países com o apoio da Europol desmantelaram redes de crime organizado numa das “maiores e mais sofisticadas operações de aplicação da lei até hoje na luta contra atividades criminosas criptografadas”, anunciou hoje a Europol acrescentando que 800 pessoas foram detidas em todo o mundo.

Milhares de criminosos em todo o mundo usaram telefones criptografados para organizar tráfico de drogas, armas ou mesmo planos de assassinato, sem saber que tais dispositivos foram distribuídos como parte de uma operação policial secreta que começou há três anos contra “alguns dos principais criminosos do mundo”.
“Esta operação é o esforço mais sofisticado até hoje para interromper as atividades de criminosos que operam nos quatro cantos do mundo”, disse a Europol.

O resultado da operação mundial concertada entre várias organizações policiais do mundo está a ser divulgada hoje pela Europol bem como por cada um dos países envolvidos.