Já são conhecidos os 10 projetos vencedores da 2.ª edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) de Aveiro. Projetos de compostagem, lazer e património estão entre os que obtiveram maior número de votações.
Dos projetos apresentados a votação para a segunda edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) de Aveiro, os Aveirenses elegeram 10 para a sua Cidade, aos quais será atribuída uma verba de 150 mil euros para sua a execução.
Durante a fase de votação, que decorreu entre 4 de junho e 9 de julho, foram recebidos 888 votos, distribuídos via online (359), na plataforma do OPAD, e sms (529).
“Já pensou transformar os seus restos de comida em adubo biológico? A Ciclo Compost, já”. E isso fez com que fosse o projeto mais votado, com 134 votos. “Este projeto consiste em oferecer um serviço de recolha de bio resíduos ao domicílio, valorizando-os através do processo de compostagem. A recolha dos bio resíduos decorrerá semanalmente em casa de cada participante, ao volante de umas cargobikes devidamente equipadas, levando-os até compostores comunitários perto do campus da Universidade de Aveiro (HortUA)”, revela a autarquia.
O município adianta em nota que o segundo projeto com mais votos foi o BRINC’Aveiro, que pretende promover a “arte” de brincar e as atividades de rua, através da criação de espaços de convívio na via pública, como a pintura de jogos tradicionais no pavimento e a instalação de bancos de madeira e espaços verdes, com o propósito a rua às crianças e famílias.
“Há, ainda, mais projetos que irão nascer na Cidade por via do OPAD, como, por exemplo, um parque canino, um percurso ciclável e pedestre, para promover o património ligado à água, e mesas de xadrez ao ar livre que, distribuídas pela cidade, prometem atrair miúdos e graúdos para esta atividade lúdica”, conclui.