A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros reformulou a plataforma EuAlerto para integrar um sistema de registo regular do estado de saúde e exposição dos enfermeiros ao Coronavírus SARS-CoV-2.
“A evolução e readaptação da plataforma EuAlerto para o contexto actual de pandemia tornou-se essencial para aproximar ainda mais a Ordem dos Enfermeiros dos seus membros”, adianta a SRCentro em comunicado.
“Permite agora que os enfermeiros registem o seu estado de saúde, indicando a sua situação, possíveis sintomas e outros dados relevantes que possam influenciar o seu desempenho e atentar contra o seu exercício profissional”, refere.
“Respeitando os critérios máximos exigidos de privacidade e sigilo, estas informações servirão para avaliar o desenvolvimento geográfico do Covid-19 entre os enfermeiros e para uma acção dirigida na área de abrangência da SRCentro”, afirma.
Paralelamente, a plataforma EuAlerto “continuará a ter disponível a opção de denúncia e/ou exposição de situações que comprometam a dignidade profissional e a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos, e que necessitem da intervenção da Ordem dos Enfermeiros”.
Desde Abril de 2017, data do seu lançamento, esta página online “registou mais de 400 queixas por parte de enfermeiros, e que foram devidamente acompanhadas pela SRCentro”.
Ricardo Correia de Matos, presidente do Conselho Directivo Regional da SRCentro, destaca a importância desta ferramenta, afirmando que “a plataforma EuAlerto é sinónimo de cooperação e compromisso. Acreditamos que só através de uma proximidade efectiva entre a SRCentro e os Enfermeiros, conseguiremos construir a confiança necessária para empoderar a profissão. Este é o caminho. Conto convosco!”.
O acesso dos enfermeiros à plataforma EuAlerto é realizado com as credenciais do Balcão Único da Ordem dos Enfermeiros