CentroTV

Ordem dos Enfermeiros recebe denúncia de vacinação indevida em Viseu

Edifício da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, em Viseu,

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros divulgou hoje uma denúncia de vacinação indevida contra a Covid-19 da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, em Viseu.

Em comunicado enviado à CentroTV, a Ordem dos Enfermeiros adianta que a “administração indevida da primeira dose decorreu no dia 18 de janeiro e terá abrangido todos os utentes e colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados de Farminhão”.

A denúncia revela que “além dos colaboradores e utentes, foram também vacinados os dirigentes da IPSS”.

A Secção Regional do Centro condena esta situação.

O presidente da Associação de Solidariedade Social de Farminhão, em Viseu, assume que os cinco elementos da direção, um deles responsável pela cozinha, foram todos vacinados, no passado dia 18 de janeiro, usando as vacinas que sobraram.

“Fui eu que tomei a decisão de sermos todos vacinados e assumo toda a responsabilidade”, afirmou ao JN o presidente, Duarte Coelho.

Duarte Coelho, de 74 anos, afirmou ao JN que é uma pessoa de risco, hipertenso e diabético, e que a sua atividade acarreta riscos. “Eu vou à instituição e trabalho no meu gabinete, mas contacto com a diretora técnica, com a nutricionista e a psicóloga e todos contactam com os utentes.

O dirigente alega ter receio de infetar estas profissionais, que, por sua vez, podem infetar os utentes. “Salvaguardar-me e salvaguardar os utentes não pode ser crime”, afirmou, esperando, em breve, receber a segunda dose da vacina.