CentroTV

Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Médicos entregam donativo da conta solidária “Todos por Quem Cuida” na Lousã

Três farmácias e um laboratório de análises clínicas da Lousã vão receber máscaras e equipamentos de proteção individual doados através do movimento “Todos Por Quem Cuida”.

“Ao todo, a nível nacional, mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas recebem estes materiais que, assim, apoiam o regresso à atividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da doença COVID-19, garantindo a proteção dos colaboradores e as condições para prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais”, refere em nota de imprensa a Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos do Centro.

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – e de outras instituições da sociedade civil, continua a receber o contributo de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Amanhã, dia 28 de maio, a partir das 10h00 horas, os promotores da iniciativa estarão na Farmácia Serrano, na Farmácia Fonseca e na Farmácia Torres Padilha, e, por fim, no Laboratório de Análises Clínicas Arunce (cf. programa), contando com a presença de Anabela Mascarenhas (presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos), Lúcia Santos (Secretária-Geral da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos), Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Inês Mesquita, Vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Desde a sua criação, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou “mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses”, referem.

Os donativos estão a “permitir comprar diverso equipamento hospitalar para as unidades do Serviço Nacional de Saúde, bem como para instituições dos setores social e privado”.

Os donativos serão ainda “aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua atividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos. Neste contexto, os promotores e parceiros desta iniciativa estão a visitar unidades em todo o País para concretizar as entregas e perceber as necessidades e desafios à retoma da atividade regular”.