CentroTV

Ordem dos Médicos apresenta campanha em escola de Coimbra

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realiza na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, mais uma iniciativa no âmbito da campanha #Respeito pela Vida, agora direcionada para a comunidade escolar, em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro e a Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, bem como da Câmara Municipal de Coimbra.

Neste contexto, a Escola Básica 2,3 Eugénio de Castro (Coimbra) será o “primeiro estabelecimento de ensino a acolher esta ação de sensibilização junto dos pais, crianças e jovens, professores, auxiliares de ação educativa. A iniciativa procura sensibilizar para a importância das boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19”, revela a Ordem em comunicado.

Esta ação decorrerá entre as 12h00 e as 14h00, junto ao portão principal da escola-sede do Agrupamento Eugénio de Castro.

A pandemia da Covid-19 e o desconfinamento trouxeram significativos desafios em termos de saúde pública. Pretende-se, assim, alertar o maior número possível de pessoas para que adotem as medidas essenciais de proteção face à atividade viral.

Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, participará nesta iniciativa, tal como o diretor do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, António Couceiro.

 Da comitiva da Ordem dos Médicos farão ainda parte Carla Araújo (especialista em Medicina Interna) e Carolina Aires (especialista em Medicina Geral e Familiar). A enfermeira Cristina Crespo, da equipa de Saúde Escolar, fará também parte desta ação. O presidente da SRCOM destaca: “Nesta fase, continua a ser muito importante assumirmos esta atitude pedagógica para, coletivamente, reforçarmos os gestos que nos ajudam na prevenção do contágio pelo SARS-CoV-2”.

Recorde-se que, numa primeira fase da campanha #RespeitoPelaVida, diversas iniciativas foram direcionadas para o período de verão e as atividades de lazer, tendo sido realizadas ações de sensibilização em praias, espaços de entretenimento e feiras.

“São cinco os passos fundamentais desta campanha de sensibilização: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço”, refere ainda a SRCOM.

A campanha tem como parceiros a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro I.P, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Nesta fase, a campanha conta também com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro.