CentroTV

Ordem dos Médicos Centro pede intervenção urgente no Centro de Saúde Fernão Magalhães

Foto: Diário As Beiras

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) solicitou ao Delegado de Saúde Regional do Centro uma intervenção urgente no edifício onde funciona a sede do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra.

“Em causa está o estado decrépito do prédio onde está instalado este centro de saúde”, frisa em comunicado a SRCOM.

Na sequência da visita e reunião com o corpo clínico do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, pretende que seja dada “prioridade máxima” à resolução do problema, tendo sido enviado um ofício ao Delegado de Saúde Regional do Centro para que se proceda às diligências necessárias e urgentes no sentido de verificar as condições físicas do edifício.

Desta forma pretende “evitar consequências nefastas para os utentes e profissionais de saúde por falta de condições de higiene e de segurança”.

“Caso se comprove o notório prejuízo para os profissionais e utentes dever-se-á encerrar as instalações”, considera Carlos Cortes.

O ofício foi também enviado ao presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro e ao Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, tendo sido dado conhecimento ao Ministro da Saúde e à Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde Fernão de Magalhães.

“É inaceitável e inexplicável que o centro de saúde possa funcionar naquelas instalações pois tal penaliza fortemente os profissionais de saúde e os utentes. É imperioso pôr fim a esta situação que demonstra a irresponsabilidade e incompetência dos responsáveis da área da Saúde”, denuncia Carlos Cortes.