CentroTV

Ordem dos Médicos do Centro ajuda a criar alojamento de emergência para profissionais de saúde

Carlos Cortes, presidente da SRCOM

Na sequência da situação de emergência da pandemia Covid-19 e como medida excecional neste momento tão delicado, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), em parceria com a Câmara de Coimbra, está a encontrar mecanismos para apoiar os médicos que não conseguem / ou não podem regressar a casa devido ao elevado risco de contágio.

O primeiro alojamento a aderir a esta iniciativa é o Sapientia Boutique Hotel, em Coimbra, onde estão disponíveis 21 quartos. A SRCOM está a contactar várias outras instituições para aderirem a esta iniciativa.

“Há médicos a dormir no hospital e, tendo em conta o espírito de missão e de entrega em que todos estão envolvidos, é urgente encontrar respostas de contenção da infeção”, declara o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

A Câmara de Coimbra está, desde a primeira hora, a ajudar neste momento crítico. Por outro lado, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está a entrar em contacto com outras câmaras municipais para replicar a iniciativa nos outros distritos da região Centro.

Com o agravar da situação, assume, “temos de encontrar, de forma solidária e prudente, todas as ações de auxílio a quem está a lutar contra esta pandemia. Estamos, em conjunto, a enfrentar uma realidade que nos desafia a encontrar respostas urgentes para esta situação dramática.”.

“Nesta crise, os profissionais de saúde, os que estão na linha da frente, precisam de apoio para enfrentar esta ameaça infeciosa.  É imperativo, neste contexto de exceção, encontrar soluções de alojamento temporário e de maior restrição social e familiar para evitar mais correntes de contágio”, conclui Carlos Cortes.

A Ordem dos Médicos “agradece toda a ajuda da sociedade civil neste momento dramático”.