CentroTV

Ordem dos Médicos do Centro não tem qualquer médico estrangeiro a aguardar inscrição

Carlos Cortez, presidente da SRCOM

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos não tem, até este momento, qualquer processo pendente de inscrição de médicos oriundos do estrangeiro.

O presidente da Secção Regional do Centro (SRCOM), Carlos Cortes, refere a este propósito: “Não há casos pendentes porque sempre foram desenvolvidos mecanismos para acelerar este processo que é muito importante não só para os médicos em causa mas, sobretudo, para os doentes que poderão tratar”.

“Se os requerentes forem provenientes de Países de Língua Oficial Portuguesa (ou tiverem completado o ensino secundário num país de língua portuguesa) o prazo médio de inscrição é de 1,5 semana, nunca ultrapassando as duas semanas (sempre que a documentação entregue na Ordem dos Médicos esteja correta)”, acrescenta.

Por outro lado, caso o médico requerente seja oriundo de País de língua não portuguesa (e, portanto, tenha de fazer Prova de Comunicação Médica) na SRCOM, o prazo para efetuar a inscrição não ultrapassa 1 mês (porque as provas organizadas em parceria com o Instituto Camões são mensais e realizadas rotativamente em cada região médica).

Em 2020, devido à pandemia COVID-19 e às restrições de circulação incluindo viagens de e para o estrangeiro, a Prova de Comunicação Médica ficou suspensa de março a junho, decorrendo, a partir daí, com a calendarização normal.

Afirma Carlos Cortes: “A Secção Regional do Centro sempre entendeu a importância da celeridade deste processo para evitar situações nas quais os médicos com capacidade de exercer em Portugal ficam à espera, o que nunca é desejável. Assim, a nossa capacidade de resposta tem sido grande e os tempos de espera são de 1 ou 2 semanas para os processos que nos chegam completos”.