CentroTV

Ordem dos Médicos do Centro reúne com todos os diretores de serviço de Pediatria da região

Com o recrudescimento de novos casos de Covid-19 em Portugal, no contexto do regresso às aulas e perante a crescente preocupação manifestada pelos pais com os seus filhos menores, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) reúne, hoje à tarde, a partir das 17h00 por videoconferência, com todos os diretores de serviço de Pediatria da região e os responsáveis do Colégio de Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos.

“Estamos, neste momento, a acompanhar a situação em tempo real em duas  dimensões distintas: a promover as melhores práticas em todas as situações de assistência hospitalar e cuidados de saúde primários às crianças e jovens face a esta pandemia que nos convoca para uma constante atualização de conhecimentos; e, por outro lado, a conhecer e avaliar a situação na região Centro de forma a sistematizar os procedimentos e as melhores práticas na resposta à angústia das famílias”, refere o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

“As nossas crianças e jovens merecem uma atenção muito especial nesta fase, após tantos meses de ausência da escola, dos colegas e dos seus professores e até dos seus médicos assistentes.”, explica Carlos Cortes.

“Assim, tendo em conta o número crescente de infeções, a cada dia que passa, e no sentido de fazer a sistematização do saber técnico, científico e clínico”, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos pretende “conhecer com detalhe quais as capacidades de resposta das instituições de saúde e dos seus recursos humanos, em caso de agravamento da situação sanitária e de necessidade de um maior nível de resposta urgente”.

“Temos de estar preparados para todos os cenários, antecipando todas as dificuldades e respondendo a todos os desafios. As nossas crianças e jovens merecem a nossa atenção redobrada, neste contexto tão exigente e complexo.”, conclui Carlos Cortes.