A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) assume este ano a presidência da Comissão Permanente do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP), que atualmente congrega 15 Ordens.
Após a primeira reunião plenária, para “além da presidência do FoRCOP por parte da Ordem dos Médicos (representada por Hernâni Caniço), ficaram também integradas na Comissão Permanente a Ordem dos Psicólogos (representada por Linda Vaz) e a Ordem dos Farmacêuticos (representada por Lúcia Santos)”, revela em nota a SRCOM.
“As ordens profissionais são o garante da qualidade dos serviços prestados à população”, diz o presidente da SRCOM. Para Manuel Teixeira Veríssimo, e no âmbito deste enquadramento do FoRCOP, “as Ordens profissionais poderão complementar-se em conjunto”, razão pela qual esta complementaridade pode, a seu ver, trazer mais-valias para cada Ordem profissional e, consequentemente, “servir melhor a população”.
Na agenda do FoRCOP para os próximos meses estarão várias iniciativas, desde atividades na comunidade direcionadas para os idosos e para a população escolar, bem como a realização de colóquios / reflexão sobre a regulação das Ordens profissionais, o combate às alterações climáticas, o envelhecimento no século XXI, entre outros importantes temas. “A SRCOM lidera, mais uma vez, este Fórum e tudo fará para que os seus objetivos sejam atingidos”, destaca Manuel Teixeira Veríssimo.
“Recorde-se que, anualmente, é estabelecida uma temática comum a todas as Ordens Profissionais, que levou já ao debate profissional e público, sobre temas tão diversos como os saberes, as competências e a ética no desenvolvimento da Região Centro, arbitragem, mediação e peritagens, reflexos da Declaração de Bolonha, tratamento de resíduos sólidos perigosos, a função social das profissões liberais, o ordenamento do território e qualidade de vida, envelhecimento ativo e saudável, além de promoção de espaços lúdicos e de atividade física, convívio com a população e solidariedade, cultura e arte”, refere ainda a SRCOM.
O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP), em 2023, é constituído por 15 Ordens Profissionais: Ordem dos Médicos, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Advogados, Ordem dos Arquitetos, Câmara dos Solicitadores, Ordem dos Arquitetos, Ordem dos Economistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Notários, Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução e Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. O Fórum tem desenvolvido a sua atividade desde 2003, em prol do conhecimento técnico-científico, das necessidades das populações e em estreita articulação com a sociedade civil. O FoRCOP tem sede em Coimbra, e uma abrangência de muitos milhares de profissionais da Região Centro, aproximando uma parcela relevante da sociedade civil qualificada dos legítimos interesses da população e instituições comunitárias.