CentroTV

Orquestra Clássica do Centro lança 4.ª edição do Prémio de Composição Francisco Martins

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) lança a 4.ª edição do prémio de Composição Francisco Martins.

A entrega das candidaturas deve ser feita até ao dia 15 de outubro.

“A obra vencedora será escolhida por um júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Dimitris Andrikopoulos e o maestro titular da OCC Jan Wierzba, e vai receber um prémio no valor pecuniário de 1000 euros, e a edição em partitura pela AVA – Musical Editions”, anuncia em comunicado a orquestra.

A obra será também “incluída no repertório da Orquestra Clássica do Centro, que a irá interpretar em concerto em data a anunciar. Este Prémio conta com o apoio de DGARTES , Ascendum, AVA – Musical Editions e Antena 2”.

O regulamento e outras informações podem ser encontradas no site da organização em www.orquestraclassicadocentro.org

Segundo a presidente da direção da OCC, Emília Martins, o Prémio de Composição Francisco Martins pretende “perpetuar a obra do intérprete e compositor Francisco Martins, valorizando a música e dignificando a nossa cultura”, dando oportunidade para novos talentos musicais na área da composição se afirmarem e darem a conhecer o seu trabalho.

O prémio destina-se a compositores de nacionalidade portuguesa e a compositores estrangeiros residentes em Portugal, sem limite de idade, por forma a incentivar quer a criação contemporânea para orquestra clássica quer a divulgação e circulação de novo repertório que possa ser facilmente programado pela generalidade das orquestras nacionais. As obras terão de ser inéditas (ou seja, nunca tocadas em público, gravadas em CD comercial ou publicadas em partitura) e não podem ter obtido qualquer outro prémio.