CentroTV

Orquestra do Centro dá concertos na Alemanha

Orquestra Clássica do Centro colabora com Orquestra Alemã em três concertos, com um reportório onde se destacam dois músicos e compositores de Coimbra, Carlos Seixas e Sérgio Azevedo.

Músicos da Orquestra Clássica do Centro (OCC) estão na Alemanha para uma série de três concertos, numa cooperação com a Mitteldeutsche Kammerphilharmonie Schönebeck.

Os músicos portugueses Pedro Carvalho (violino), Artur Caldeira (guitarra portuguesa e clássica) e Marina Pacheco (soprano) juntam-se, assim, a esta orquestra alemã – sob direção de Jan Michael Horstmann – para a realização de três concertos em diferentes cidades da Alemanha.

No dia 20 de novembro, às 19h30, a Orquestra Clássica do Centro atuará em Rathaussaal, Egeln; no dia 21 de novembro será à vez de se deslocarem a Pauluskirche, Magdeburgo, onde o concerto começará às 19h00na Igreja de S. Paulo; e, no dia 22 de novembro às 19h30 deslocarse-ão a Dr. Tolberg-Saal, Schönebeck-Bad Salzelmen.

Segundo Emília Martins, presidente da Direção da Orquestra Clássica do Centro, “a música permite a construção de Pontes que aproximam Povos e culturas. E esta parceria significa isso mesmo”, afirma, explicando que a OCC leva “músicos e compositores de Coimbra” como Carlos Seixas ou Sérgio Azevedo (do Século XVIII à atualidade).

Será ainda apresentado um reportório inspirado na música e com a interpretação de um instrumento tradicional tão português – Guitarra Portuguesa, enquanto instrumento solista, com a presença de Artur Caldeira, que é também autor das Orquestrações de “Verdes Anos” e “Dança Palaciana” de Carlos Paredes, ou Romagem à Lapa de Luís Goes.

Nesta parceria entre orquestras, constam ainda do programa compositores de todos os tempos como Mozart, interpretado pela Soprano Marina Pacheco, sem esquecer o compositor alemão que assinala em 2020 o seu 250.º aniversário de nascimento L. V. Beethoven, interpretando o concertino da OCC a obra “Romanze em F”.