Ouço o lobby dos eucaliptos a defender os seus interesses espúrios.
O eucalipto é uma espécie florestal de crescimento rápido que esgota os solos, lençóis friáticos, biodiversidade da fauna e flora, a partir do sétimo ano, quando muda de cor para o verde carregado é uma bomba incendiária. É a mais desertificadora do território, com folhas e casca a incendiarem a quilómetros.
As chamadas projeçōes à distância, sāo uma invasora, após o incêndio rebentam multiplicam-se, havendo hectares com milhares e milhares de eucaliptos ,um bosque de impossível acesso humano e para libertar o solo deste espécie florestal, só surribando o solo a dois metros de profundidade .
A Califórnia também largamente afetada pelos incêndios, já declarou o eucalipto como uma espécie invasora, o que impede o Estado de financiar esta espécie florestal e a sua indústria.
Em Portugal este lobby que já é dono de centenas e centenas de milhares de hectares, que paga principescamente a associações e técnicos para defenderem os seus interesses económicos espúrios instalados.
É só olhar para as imagens das televisões, para ver como os eucaliptos sāo pólvora incendiária. Um lobby poderoso que alimenta a enorme tragédia anual dos incêndios florestais.
Texto:
António Campos
Fundador do Partido Socialista
Por que não te calas.
Então e os medronheiros, carvalhos, castanheiros, até sobreiros e outras autóctones?
Quando a maioria de terrenos abandonados no interior onde têm lavrado os maiores incêndios nem são maioritariamente de eucaliptos, por que se há de diabolizar esta espécie?
Para encobrir a falta de soluções que os diversos políticos teimam em não implementar, depois de aparecerem a anunciar comissões de trabalho, para os boys, sobre soluções que nunca implementam.