CentroTV

Palácio do Gelo e Forum Viseu abertos à população como espaços abrigo

No âmbito das elevadas temperaturas que se fazem sentir, na região de Viseu, a Direção Geral da Saúde aconselha evitar a exposição solar, entre as 11 e as 17 horas, e a uma hidratação constante nos períodos de maior calor. A DGS relembra ainda que, independentemente do clima do local de residência, são para ser seguidas as medidas de etiqueta respiratória.

A estas medidas “deve ser dada especial atenção às pessoas mais vulneráveis aos efeitos negativos do calor intenso, nomeadamente, às crianças, às pessoas acamadas e dependentes, aos idosos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem atividade no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.”

O Município de Viseu informa que após contactos estabelecidos com o Palácio do Gelo e o Forum Viseu, os mesmos demonstraram disponibilidade para se constituírem como “espaços abrigo” para que a população possa usufruir durante algum tempo de um ambiente climatizado e fresco, cumprindo assim as recomendações da Autoridade de Saúde.

Ambos os estabelecimentos comerciais do concelho de Viseu demonstraram um elevado sentido de responsabilidade social e de cooperação com o Município de Viseu, estando assim autorizada a difusão desta medida junto da população, promovendo a utilização destes espaços nos termos recomendados pela DGS.

Além disso, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no âmbito do Plano de Saúde Sazonal/Verão, recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus perante temperaturas elevadas.

Nos dias de maior calor:

– Evite a exposição solar entre as 11 e as 16 horas.

– No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.

– Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.

– Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.

– Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.

– Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.

– Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.

– Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.

– Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

– Faça refeições ligeiras, à base de saladas.

– Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).

– Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.