A Câmara de Pampilhosa da Serra apresentou dia 20 de novembro, o Estudo Urbano da Vila de Pampilhosa da Serra, um documento estratégico que traduz as ideias, necessidades e ambições da população, reunidas ao longo de um processo amplamente participado, refere em nota a autarquia.
Este trabalho resulta de uma metodologia assente na escuta ativa da comunidade, através de inquéritos online e de sessões públicas, que permitiram recolher contributos essenciais para a construção de uma visão integrada e realista sobre o futuro da Vila.

Elaborado pela equipa técnica do gabinete de arquitetura responsável pelo projeto, em estreita articulação com a autarquia, o Estudo Urbano apresenta um conjunto de soluções que apontam o caminho para uma Pampilhosa da Serra mais qualificada, funcional e sustentável, nas áreas do urbanismo, expansão e mobilidade.
Após a fase de auscultação e definição da proposta de estrutura, que os técnicos designaram como o “esqueleto do estudo”, foram identificadas e apresentadas um conjunto de ações necessárias, acompanhadas de uma avaliação de dependências, impacto e custo. Estes elementos, comparados com os interesses expressos pela população e com as dinâmicas já em curso, permitiram realizar uma análise comparativa que fundamenta a definição de um conjunto de projetos de execução prioritários.

Estes projetos, agora identificados, representam os passos que irão transformar a Vila de Pampilhosa da Serra a médio e longo prazo, alinhando a sua evolução com as aspirações dos residentes e consolidando uma estratégia de desenvolvimento sustentável, coerente e centrada nas pessoas.
A Câmara Municipal continuará a trabalhar, de forma transparente e participativa, para que este plano seja um instrumento útil e mobilizador, garantindo que Pampilhosa da Serra se afirme como um território ainda mais harmonioso, atrativo e preparado para o futuro.





































































