CentroTV

Parque de estacionamento do Convento de S. Francisco vai permanecer gratuito

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou ontem o parque de estacionamento do Convento São Francisco (CSF), que dispõe de 542 lugares, divididos por quatro pisos.

Um parque de estacionamento que é “a última componente de todo o complexo” do CSF (que passa agora a funcionar em pleno), que será para utilização de todos os que moram em Coimbra ou visitam a cidade, e que vai ser gratuito até estar concluído o da Praça das Cortes, situado ali bem perto e que em breve entrará em construção.

“Até esse [o parque de estacionamento da Praça das Cortes] estar concluído, este que acabámos de inaugurar ficará de acesso livre (…) a todos os utilizadores, sejam do Convento São Francisco, sejam moradores da cidade ou visitantes”, assegurou Manuel Machado.

“Assumimos fazer esta celebração exatamente a partir do parque de estacionamento, porque é uma necessidade absoluta deste equipamento municipal, para ele funcionar bem. É a última componente deste complexo”, começou por dizer o presidente da CMC, já no início da conferência de imprensa de balanço de um ano de atividade do CSF (que decorreu no Café-Concerto do CSF), depois de descerrar a placa do novo parque de estacionamento e de uma breve visita ao espaço.

“É uma infraestrutura destinada ao aparcamento automóvel que vai servir este equipamento e os seus utilizadores, mas igualmente os moradores da cidade, as pessoas que cá trabalham ou as que vêm visitar Coimbra. São mais de 500 lugares de estacionamento para o uso geral da cidade”, sublinhou Manuel Machado.

O autarca adiantou ainda que, até o parque de estacionamento da Praça das Cortes estar concluído, o do CSF será gratuito.

“Este parque de estacionamento vai manter-se, a partir de hoje, deste instante, aberto ao público, e até o da Praça das Cortes estar concluído, este que acabámos de inaugurar ficará de acesso livre”, referiu o presidente da CMC, recordando que a obra da Praça das Cortes “vai, durante a sua fase de execução, reduzir o número de lugares de estacionamento disponíveis” e que esta foi a solução encontrada. O autarca lembrou ainda que “este conjunto de operações visa precisamente criar infraestruturas para acolher um grande evento no próximo ano, os EUSA Games”.

O novo parque de estacionamento é constituído por quatro pisos, sendo um abaixo do solo (piso -4) e os outros três acima (piso -3, piso -2 e piso -1). Dispõe de 542 lugares, que incluem nove lugares para estacionamento destinado aos veículos de pessoas com mobilidade condicionada (três lugares no piso -1 e seis distribuídos  pelos restantes pisos, dois por piso).