CentroTV

Parque Urbano de São Mateus vai ter circuito de fitness

A Câmara de Cantanhede adjudicou, ontem, a “Construção do circuito de manutenção no Parque Urbano da Quinta de São Mateus”, empreitada que de acordo com o caderno de encargos ascende a 38.411,79 euros.

“Com um prazo de execução de 90 dias seguidos, a empreitada foi adjudicada à empresa Predigandaresa – Sociedade de Construções, Lda e visa a construção de um circuito de manutenção de fitness no Parque Urbano da Quinta de São Mateus”, refere em nota a autarquia.

“Frequentado diariamente por inúmeros utilizadores para a prática e manutenção do exercício físico, que fazem deste lugar um espaço de ‘ginásio’ ao ar livre em comunhão com a natureza, este parque de lazer vai contar com 12 equipamentos de fitness de fácil utilização e segurança”, afirma.

A escolha e distribuição dos aparelhos – individuais, multifuncionais e inclusivos, com um destinado a portadores de deficiência motora -, passa pela colocação organizada pelo tipo de exercício a praticar pelo utilizador, dentro de um circuito de 800 metros aproximadamente, devidamente planeado e junto aos percursos existentes.

Ainda de acordo com o caderno de encargos, “a fixação de todos os equipamentos será feita através de buchas metálicas a maciços de betão (…) e o revestimento do pavimento a aplicar em todos os aparelhos será em poliuretano alifático de altos sólidos para pavimento, na cor verde, travado por uma caixa construída em lancil guia”.

Para a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, “é importante proporcionar à população espaços e equipamentos que promovam hábitos de vida saudáveis”.

A autarca, que esteve acompanhada do vereador do Desporto, Adérito Machado, e do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, na sessão de adjudicação da empreitada, destacou a importância de Cantanhede ter “espaços de livre acesso para a prática de exercício físico”.

“Se queremos que a nossa cidade tenha um selo de qualidade de vida, é fundamental proporcionar aos munícipes condições para que tenham hábitos saudáveis em espaços de fruição e contacto com a natureza”, complementou.