CentroTV

Parque Verde do Louriçal

A Câmara Municipal de Pombal pretende criar um espaço verde para usufruto da população residente e visitantes.

Para o efeito, a autarquia, em articulação com a Junta de Freguesia local, está a promover um processo de participação pública para acolher sugestões, contributos e ideias. Em causa está a intervenção numa área de aproximadamente 5500m2, atravessada pelo Aqueduto setecentista.

Tratam-se de duas parcelas de terreno de propriedade municipal: uma com cerca de 1385m2 e outra com 4089m2.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal destaca a importância do futuro parque verde, sobretudo para a ligação entre a Rua do Castelo (zona histórica da vila), o futuro Centro Cultural e o Centro Escolar. Mas também como uma forma de “proteger e usufruir da história, cultura e, principalmente, dos monumentos do Louriçal”, afirma Diogo Alves Mateus.

O autarca convida todos aqueles que “gostam do Louriçal ou se interessam pelos monumentos” a enviar as suas sugestões, contributos e ideias, para que “ao conversarmos com os projetistas, pensarmos qual a melhor forma de enquadrarmos esta monumentalidade, esta função, esta ligação entre diversos equipamentos, para corresponder, da melhor forma possível, aos cidadãos, aos seus desejos e à própria filosofia de desenvolvimento que o Louriçal tem protagonizado”.

Também o Presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Marques, considera o futuro espaço essencial para “dar mais visibilidade ao Aqueduto” e como ligação direta do centro histórico ao futuro Centro Cultural. “Com a participação de todos esperamos que possa nascer daqui uma grande obra de melhoria da qualidade de vida das populações”, frisa.

A auscultação pública decorre até 28 de fevereiro, podendo os interessados fazê-lo através do enviode um formulário disponibilizado no portal do Município (www.cm-pombal.pt).