CentroTV

Passal – Couto do Mosteiro com campanha arqueológica

Neste início de ano, o Passal – Couto do Mosteiro volta a ser palco de mais uma campanha arqueológica, promovida pelo Município de Santa Comba Dão, com o apoio da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Couto do Mosteiro e da Associação de Estudos do Baixo Dão.

“A área em estudo – revelada no verão passado – está a ser ampliada pelo grupo de arqueólogos, confirmando-se dois níveis históricos de ocupação da zona”, refere hoje em nota a autarquia santacombadense.

Adiantando que se trata de uma “verdadeira viagem pelo tempo em poucos metros quadrados. Enquanto que a um nível superior, se encontram as ruínas das fundações de um edifício contemporâneo ao primeiro registo histórico da igreja de Santa Columba (974 da era cristã), correspondente à Alta Idade Média, num patamar mais abaixo, os vestígios são romanos, numa ocupação contemporânea ao sítio do Patarinho – Óvoa”.

O diretor das escavações, Pedro Matos, do Centro de Estudos Arqueologia Artes e Ciências do Património (CEAACP) – Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) explicou hoje, ao vereador da Cultura do Município, Joaquim Agostinho Marques, que têm vindo a ser “encontradas estruturas e artefactos bastante diversos e interessantes para o conhecimento da ocupação da zona”.

Até domingo, em campo, com um grupo de quatro arqueólogos da Universidade de Coimbra, Pedro Matos conta regressar na primavera para mais uma campanha, que, decerto, vai ampliar o conhecimento sobre a ocupação humana, em Santa Comba Dão, no primeiro milénio da era cristã.