CentroTV

Passeio ribeirinho de Aeminium reaberto à circulação pedonal após obras de requalificação

O passeio ribeirinho de Aeminium foi reaberto parcialmente à circulação pedonal esta manhã, cerca de quatro anos depois do encerramento para profundas obras de requalificação, que estão praticamente concluídas.

Um investimento de cerca de 10 milhões de euros que aproxima a cidade do rio Mondego, num espaço amplo com 1,3 km de extensão dedicado exclusivamente à mobilidade pedonal e suave junto, que irá acolher em breve três espaços de restauração.

Fica excluído desta reabertura todo o espaço que inicialmente seria destinado à circulação automóvel e cuja pedonalização foi decidida após a nova constituição do executivo municipal. Assim, em dezembro de 2021, com uma execução financeira de cerca de 65%, o novo executivo decidiu alterar a empreitada em curso com o objetivo de compatibilizar o projeto com os futuros trabalhos nas infraestruturas do troço Portagem/Estação Coimbra A do Sistema de Mobilidade do Mondego, a cargo da Águas do Centro Litoral. Depois de analisadas várias hipóteses, a solução preconizada pelos serviços municipais passou pela supressão de trabalhos da empreitada, que se estimam em cerca de 447 mil euros. Esta opção vai permitir a disponibilização dos passeios da zona ribeirinha para fruição da população, assim que concluídos, mas irá implicar a manutenção do encerramento à circulação viária na Av. Cidade Aeminium.