CentroTV

Pastores e rebanhos de Seia sobem à serra da Estrela sem turistas

Devido à Situação de Alerta decretada para todo o território do Continente, pelo elevado risco de incêndio, a subida dos rebanhos à serra – Festa da Transumância e dos Pastores, que decorre hoje, far-se-á sem o acompanhamento de turistas, informa a Câmara de Seia em comunicado.

Os participantes “não poderão efetuar o trajeto a pé com os pastores e os rebanhos, tendo em consideração que, de acordo com o DL 82/2021, há proibição de circulação e permanência no interior dos espaços florestais, caminhos florestais, rurais e outras vias que o atravessem”, revela.

No entanto, a atividade pastoril “não sofre nenhum condicionalismo e os animais e os pastores farão o normal caminho da transumância, que se inicia às 7h30 no largo da Câmara Municipal de Seia”.

“Porque o dia é de festa para os pastores, e com o intuito de não defraudar as expetativas dos participantes, ainda que não seja possível acompanhar a subida até ao Sabugueiro, o Município entendeu manter os momentos de convívio com os pastores e as suas famílias”, frisa.

“Neste sentido, os inscritos no evento poderão participar na Merenda do Alforge, programada para o meio da manhã na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha, e no Almoço com os Pastores, na ermida da Sra. do Espinheiro”, esclarece.

A autarquia senense irá “disponibilizar, aos inscritos, transporte em autocarro para os locais, mantendo viva a tradição”.

Finalizados estes momentos, no “fresco da tarde, pastores e rebanhos continuarão a jornada em direção aos pastos de altitude, onde permanecerão até ao final de agosto”.