CentroTV

Paulo Mota Pinto é o novo líder parlamentar do PSD

O conimbricense Paulo Mota Pinto é o novo líder parlamentar do PSD.

Paulo é filho do antigo primeiro-ministro, Mota Pinto.

Na eleição teve 71 de 75 votantes entre os deputados do PSD.

Licenciado em direito, mestre e doutor em ciências jurídico-civilísticas, iniciou a sua actividade docente em 1990, sendo professor da faculdade de direito da Universidade de Coimbra.

Como jurisconsulto integrou a comissão para a reforma do direito do consumo e para o código do consumidor, desde 1996, e do grupo de peritos nomeado em 2010 pela comissão europeia para rever o projecto de quadro comum de referência sobre direito dos contratos, até 2011.

Foi ainda membro da comissão de auditoria da ZON e é atualmente presidente do conselho fiscal da NOS. Foi juiz conselheiro do Tribunal Constitucional, eleito pela assembleia da república, entre 1998 e 2007.

Militante do partido social-democrata, destacou-se no período de liderança de Manuela Ferreira Leite, de quem foi mandatário na candidatura da antiga ministra das finanças à presidência do partido, em abril de 2008; assumindo em seguida uma das vice-presidências da comissão política nacional, entre 2008 e 2010.

Foi também o redator do programa eleitoral com que o PSD se apresentou às legislativas de 2009, intitulado Compromisso de Verdade. eleito deputado à assembleia da república, nas legislativas de 2009, após encabeçar a candidatura do PSD no círculo eleitoral de Coimbra.

Exerceu até ao fim da legislatura de 2009-2011 o cargo de presidente da comissão parlamentar de orçamento e finanças.

Na legislatura iniciada em 2011 seria reeleito deputado, desta vez pelo círculo eleitoral de Lisboa, exercendo a função de presidente da comissão de assuntos europeus da Assembleia da República.

Em 2011 integrou a comissão política da recandidatura de Cavaco Silva à Presidência da República.

É atualmente presidente da Assembleia Municipal de Pombal.