CentroTV

PCP apoia manifestação em defesa da melhoria dos equipamentos do Centro Hospitalar Tondela Viseu

O PCP apoia a manifestação que decorre, este sábado, em Viseu, pela defesa do Serviço Nacional de Saúde e da melhoria dos equipamentos do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

“Assiste-se por todo o distrito de Viseu (e no oaís) à degradação progressiva das instalações, dos equipamentos médicos e do material, à carência generalizada de pessoal médico, de enfermagem, técnico e auxiliar, à sobrecarga horária e de serviço dos profissionais da saúde, por consequência das opções políticas de obediência à União Europeia que impõe os défices zero, o que impede o Estado português de investir no que é essencial para a sua população”, adianta em comunicado o partido comunista.

Lembrando que “por solicitação da DORViseu, o GP do PCP tem apresentado propostas concretas para reverter esta situação: tomadas públicas de posição; colocação de perguntas ao Ministério da Saúde; apresentação de projectos de resolução na Assembleia da República; visitas regulares de deputados do PCP ao CHTV e a outros estabelecimentos de saúde do distrito; apresentação de moções nas assembleias municipais, em particular no concelho de Viseu; reuniões com as administrações hospitalares, dos ACES e dos Centros de Saúde”.

No caso do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a “par das dramáticas carências em pessoal e equipamentos, impõe-se igualmente como decisiva para a prestação de mais e melhores cuidados de saúde no Hospital de S. Teotónio, ampliar e adequar às necessidades o espaço das urgências”.

“Como é público, esta obra imprescindível chegou a ser adjudicada, tendo o actual ministro das Finanças demorado dois anos a desbloquear as verbas necessárias para o seu arranque, colocando à frente dos interesses dos milhares de utentes, a obediência à “ditadura da redução do défice”, frisa ainda o PCP.

A concluir refere que “tal como é imperiosa para responder com mais eficácia, mais comodidade aos utentes e menos custos para o Estado, a existência de um Centro Oncológico, com a instalação da radioterapia e todos os serviços complementares”.