CentroTV

PCP quer reversão da fusão dos oito Hospitais de Coimbra

O PCP quer a reversão da fusão dos oito Hospitais de Coimbra que passaram a integrar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Apresentaram na Assembleia da República uma recomendação ao Governo do PS nesse sentido.

“A reversão do processo de fusão dos oito Hospitais de Coimbra integrados no CHUC, mantendo os atuais serviços e valências, recuperando os existentes à data da fusão nos oito hospitais e acrescendo um serviço de urgência polivalente no Hospital dos Covões digno de um hospital central, capaz de combater a sobrecarga de outras unidades hospitalares e dar resposta às necessidades da região centro e do país, a funcionar durante vinte e quatro horas, todos os dias da semana”, é uma das exigências dos comunistas.

Pedem ainda a “urgente intervenção nas maternidades de Coimbra e a construção de um serviço de obstetrícia e neonatologia, com capacidade para acolher os partos realizados pelas duas maternidades, no âmbito do Hospital dos Covões, munido de todas as valências e meios necessários”.

Querem também a “reconversão das instalações do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão e a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), no âmbito do SNS”.

Os comunistas pretendem a “dotação das unidades hospitalares de Coimbra de trabalhadores, meios materiais e financeiros adequados à prestação de cuidados de saúde de qualidade dos utentes da região”.

E por último a apresentação, no primeiro semestre de 2021, de um “plano integrado de reorganização dos serviços públicos de saúde, ao nível dos cuidados primários de saúde, cuidados hospitalares, cuidados paliativos e cuidados continuados integrados, envolvendo na sua definição os contributos dos utentes, dos profissionais de saúde, dos sindicatos e das autarquias”.