CentroTV

PCP quer substituição urgente do amianto do Centro de Saúde de O. Hospital

A Comissão Concelhia do PCP em Oliveira do Hospital reclama a “urgente” substituição da maior parte do telhado do Centro de Saúde, em Oliveira do Hospital, por estar feita em lusalite.

Segundo os comunistas este material “contém elevado teor de amianto na sua composição”.

Adiantando que toda a “cobertura superior – do telhado – do Centro de Saúde em Oliveira do Hospital, apenas a parte por cima do actual SAP (Urgências) já está feita com outro material que não a lusalite”.

“É também sabido que por coincidência – ou provavelmente não ‘apenas’ por coincidência – algumas das trabalhadoras diárias deste Centro de Saúde sofreram e sofrem de doenças cancerígenas, circunstância que também se exige que seja bem esclarecida até por razões humanitárias e também de respeito pelos direitos dessas trabalhadoras”, refere o PCP.

A propósito desta “preocupante situação” com o telhado em lusalite, o Grupo Parlamentar do PCP, no âmbito das competências dos Deputados na Assembleia da República, dirigiu ( a 19 de Abril, 2017) uma “pergunta” ao Ministro da Saúde a questionar, “exactamente, sobre que conhecimento tinha o Ministério da Saúde deste grave problema e que medidas urgentes prevê o Governo tomar para substituir o telhado do Centro de Saúde. Ainda se aguarda pela correspondente resposta”. 

Entretanto, o PCP oliveirense lembra que “está já publicamente anunciada a aprovação, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e pelo Ministério da Educação, de um projecto que prevê um investimento total superior a um milhão de euros, para a substituição das coberturas – em lusalite -” do Sede do Agrupamento Escolar, concelhio, na cidade de Oliveira do Hospital.

Acrescentando que “ao que também é dito, porém, por razões mais ou menos burocráticas, que foram descuradas, em torno do registo da titularidade dos edifícios a intervencionar, não avançou já a obra que, agora, deverá ser iniciada durante as férias ‘grandes’, no Verão que se avizinha”.

O PCP reclama que Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Ministério da Educação “não demorem mais tempo para iniciarem e executarem esta obra de substituição de coberturas em lusalite” nos edifícios da Sede do Agrupamento Escolar em Oliveira do Hospital.