CentroTV

Pedro Dias entregou-se à polícia

Pedro Dias entregou-se esta terça-feira às autoridades em Arouca

O homicida de Aguiar da Beira, que assassinou duas pessoas – entre as quais um militar da GNR – e feriu com gravidade outras duas, esteve foragido durante mais de três semanas.

De acordo com a RTP, o homicida terá dito que se entregou porque “não podia ser fugitivo a vida toda”.

O suspeito de ter abatido a tiro um militar da GNR e um civil e de ter ferido outras duas pessoas, pertence a uma família muito conhecida em Arouca.

Pedro João Ribeiro e Costa de Pinho Dias tem 44 anos e dedica-se à criação de gado em várias propriedades que a família tem no concelho de Arouca.

O homem que esteve em fuga à GNR desde 11 de outubro já viveu vários anos na África do Sul, onde terá recebido treino militar.

Em África, tirou a licença de pilotagem de aviões, daí que seja conhecido na região de Arouca pela alcunha de ‘piloto’.

Divorciado, Pedro João Dias é pai de uma menina e um filho bebé. A mais velha terá cerca de 10 anos, fruto de um primeiro casamento, o mais novo é um bebé de meses, que nasceu de uma relação recente.

Pedro Dias vivia atualmente em casa dos pais, que têm uma situação financeira desafogada.

O pai é engenheiro e tem uma empresa de transformação de madeira, a mãe é professora.

Em 2014, uma das propriedades onde Pedro Dias faz criação de animais foi alvo de buscas policiais. A GNR encontrou-lhe várias espécies protegidas, entre aves e macacos, que tinha em situação ilegal, e apreendeu quatro armas de fogo não licenciadas, incluindo duas caçadeiras de canos serrados.

Os vizinhos apontam-lhe um temperamento instável. Capaz de ser um homem bem disposto e brincalhão, também lhe são conhecidos episódios de fúria.

Na sua ficha policial, consta que já foi alvo de duas queixas por violência doméstica. Num dos processos, movido pela ex-mulher, foi condenado em tribunal a pena suspensa.

Fonte: CM/RTP