O Município de Penacova assinalou, esta quarta-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, através de uma ação denominada “Rebentos de Esperança”.
A iniciativa consistiu na colocação de frases ditas por vítimas de violência doméstica, numa das árvores dos Paços do Concelho, em que cada frase, corresponde a uma denúncia de violência doméstica realizada no concelho de Penacova, no ano transato.
João Azadinho, vice-presidente da autarquia penacovense, salientou que “a problemática da violência doméstica infelizmente é uma realidade da nossa sociedade, e com estes pequenos gestos, tentamos mostrar e sensibilizar os nossos munícipes para que estes atos não ocorram, e para o caso de se ter conhecimento, tais comportamentos devem ser denunciados”.
Este projeto surge da parceria criada pela Rede Intermunicipal de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica – 6 em Rede (RIAVVD)- promovida pela Associação de Desenvolvimento Local Dueceira e constituída ainda pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Pampilhosa da Serra, Penacova e Vila Nova de Poiares. Deu origem à criação de um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e de Violência de Género, proporcionando o atendimento, apoio, proteção e encaminhamento de vítimas, por parte de profissionais especializados, e de várias áreas de conhecimento.