Mil cento e vinte alunos, de vários níveis de ensino, vão iniciar o novo ano letivo nos 13 estabelecimentos de ensino do concelho de Penacova, anuncia em nota a autarquia.
“Temos investido de forma crescente na educação para garantirmos aos nossos alunos as melhores condições”, afirma o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.
No ano letivo que agora se inicia, a autarquia prevê alocar mais de um milhão e meio de euros, sendo as maiores fatias destinadas às refeições escolares e rede de transportes – “apostámos na melhoria da qualidade das refeições e temos sido bem sucedidos. Adaptámos os circuitos escolares às necessidades dos pais e alunos. Nem tudo é perfeito e há sempre necessidade de afinações, mas os resultados têm sido globalmente muito positivos”, acrescentou o autarca.
Para além das refeições escolares e da rede de transportes que representam, em conjunto, um custo superior a um milhão de euros, a autarquia de Penacova aposta este ano numa nova plataforma de gestão escolar integrada – “é uma ferramenta informática que vai simplificar a vida à comunidade escolar, desde os jardins de infância ao 12º ano, aos pais, aos professores e colaboradores do setor da educação, pois será possível fazer várias ações, desde marcar refeições, gerir transportes, atividades de apoio à família, acabando quase totalmente com o suporte papel”, explica o vereador da Educação, Carlos Sousa.
O transporte escolar é também gratuito para todos os níveis de ensino, com o município a oferecer fichas de trabalho aos alunos do primeiro ciclo e “vouchers” para a compra de material escolar.“Iremos continuar a trabalhar para garantir todas as condições de ensino aos nossos alunos. Lançaremos, nas próximas semanas, o concurso público para a reabilitação da escola secundária e pavilhão escolar de Penacova, um investimento superior a sete milhões de euros que vai trazer um salto qualitativo enorme às atuais instalações e também já estamos a trabalhar numa candidatura a fundos comunitários para a renovação do parque escolar, sobretudo jardins de infância”, afirmou Álvaro Coimbra.
A educação tem sido uma das áreas onde o município tem apostado em novas iniciativas, de que são exemplos mais relevantes a feira de orientação escolar e profissional, as escolíadas júnior, a nova dinâmica das AEC em cooperação com a Escola de Artes de Penacova, a iniciativa “Filarmónicas vão à Escola” e o programa “À volta dos livros”, um conjunto de sessões multidisciplinares, lúdicas e pedagógicas, dirigidas a pais e filhos, que tem esgotado a biblioteca municipal.No ano letivo que agora começa, estão inscritos 1120 alunos distribuídos da seguinte forma: jardins de infância (175), 1º ciclo (315), 2º e 3º ciclos (388) e secundário (242).
O parque escolar de Penacova é constituído por seis jardins de infância, três escolas básicas (1º ciclo e jardim de infância), duas escolas do 1º ciclo, a escola básica integrada de São Pedro de Alva e a escola EB 2,3 e secundária de Penacova.