CentroTV

Penamacor recebeu reunião do Fórum Permanente Turismo Sustentável das Terras do Lince

O auditório da Escola de Música, em Penamacor, recebeu a Reunião do Fórum Permanente Turismo Sustentável das Terras do Lince, no último dia 19 de outubro.

“Este encontro teve como objetivo dar início ao processo de reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das Terras do Lince para o período 2022-2025, bem como à implementação da II Fase da CETS no território (reconhecimento dos empresários). A iniciativa, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, consistiu numa apresentação e enquadramento da CETS, do processo de reavaliação da mesma para o período 2022-2025 e do calendário de trabalho previsto”, adianta a autarquia em nota.

Ainda durante a manhã de trabalho, foi apresentada a II Fase da CETS, que visa o “reconhecimento dos primeiros empresários Terras do Lince. Destacou-se também a importância da articulação entre o CETS e o processo de Cogestão da Reserva Natural da Serra Malcata com uma breve apresentação. O encontro contou com vários empresários locais do setor turístico e de entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável da região”.

No dia anterior, da parte da tarde, decorreu uma outra reunião de trabalho, “também ela com o propósito de dar início ao processo de reavaliação da CETS das Terras do Lince para o período 2022-2025, bem como à implementação da II Fase no território”, realça.

Recorde-se que os territórios de Penamacor, Sabugal e Almeida são reconhecido pela Carta Europeia Turismo Sustentável (CETS) atribuída pela Federação EUROPARC, também conhecida como a “Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa”.

A CETS denominada “Gata-Malcata Terras do Lince”, que envolve uma vasta parceria, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas.