CentroTV

Penamacor Vila Madeiro regressa e já tem programa completo

O Penamacor Vila Madeiro regressa, este ano, em formato presencial, nos dias 7, 8, 11, 12, 18, 19, 23, 24 e 25 de dezembro, depois de no ano transato ter sido apresentado num formato online, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19, anuncia.

O evento arranca no dia 7 de dezembro, com a Festa no recinto de Nossa Senhora do Incenso, prosseguindo, no dia seguinte, com o habitual desfile de tratores que carregam os troncos até ao adro da Igreja.

O momento alto do certame e desta tradição acontece na passagem da noite de 23 para 24 com o acender da fogueira. O evento conta, ainda, com música, animação de rua, Mercado de Natal, espaço infantil, passeios pedestres e equestres e outras atividades culturais como visitas guiadas e encenadas ou apresentação de livros.

O certame é inaugurado pelas 15:30 do dia 7 de dezembro, no Museu Municipal, ao mesmo tempo que decorre naquele local a inauguração da exposição “Madeiro – Património e Identidade”, seguida de um momento musical e de poesia, por Pedro Domingues e Cristiana Pereira.

Pelas 16:00, lugar para a apresentação, no Auditório da Escola de Música, do livro “Carlota e Francisco Pinza Ferras – A Vida, o Sonho, a Obra”, da autoria de Maria João Cunha e com edição do Instituto Social Cristão Pina Ferraz, em colaboração com o Município de Penamacor.

Já a partir das 21:00, o Recinto de Nossa Senhora do Incenso recebe os concertos da Encantatuna e de Augusto Canário & Amigos. No dia 8, realiza-se, às 11:00, uma Visita Guiada e Encenada ao Convento de Santo António, e, às 21:00, o Teatro Comunitário “Da água se fez lenda”.

De realçar que, neste dia, o momento alto decorre a partir das 14:00, com o Desfile do Madeiro.

O evento regressa, depois, no dia 11, com o Passeio Pedestre e Plantação de Árvores Autóctones, pelas 10:30. As inscrições para este passeio podem ser realizadas através do número 962 180 782. Às 18:00, acontece o já habitual Encontro de Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, que conta, nesta edição, com a participação da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e com o Grupo Modas Antigas. Por fim, pelas 21:00, os Band & Tarola dão um concerto na Praça Vila Madeiro.

No dia 12, destaque para a apresentação do livro “Poesia Popular da Raia Beirã”, da autoria de Francisco Abreu, no Auditório da Escola de Música, e para o concerto da banda espanhola de rock de natal Indy Tumbita & The Jingle Bells, na Praça Vila Madeiro.