CentroTV

Permitido visitas nas Maternidades de Coimbra

No âmbito da prevenção e controlo de infeções em contexto de pandemia covid-19, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), aprovou procedimento para acompanhamento e visitas a puérperas, na Maternidade Daniel de Matos (MDM) e na Maternidade Bissaya Barreto (MBB).

“É permitido o acompanhamento das grávidas, durante o trabalho de parto, devendo o acompanhante realizar teste de deteção de SARS-CoV-2 (PCR convencional se parto programado ou teste rápido de antigénios se parto espontâneo, de acordo com procedimento estabelecido pela por proposta da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (UPCIRA)”, informa o Conselho de Administração do CHUC.

“Este acompanhamento será realizado de acordo com as preferências da parturiente (pessoa que deseja ter como acompanhante e momento da evolução do trabalho de parto em que quer a sua presença), sendo que o acompanhante não pode ausentar-se da sala de partos para voltar a entrar mais tarde”, acrescenta.

“As visitas durante o período de internamento, restritas ao acompanhante escolhido, serão limitadas no tempo (30 minutos) e terão de ser previamente agendadas. No momento da visita deve ser realizado um inquérito clínico e epidemiológico e assegurada a utilização de máscara cirúrgica, bata de proteção e correta higiene das mãos”, conclui.