CentroTV

Petição acelerou obras na Secundária José Falcão

A petição pública criada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, já foi entregue na Assembleia da República, onde será analisada pela Comissão Parlamentar da Educação e Ciência.

A petição “acelerou o início das obras na escola, que vão começar ainda neste ano letivo”, adiantam os responsáveis pela acção.

A petição, criada em meados de dezembro, ultrapassou a fasquia das 4.000 assinaturas necessárias para levar à Assembleia da República a discussão sobre a necessidade de obras profundas e prementes na escola.

No momento da entrega, quase 5.400 pessoas tinham assinado, o que, no entender da APEE, “é o sinal mais evidente do interesse que a causa suscitou, em Coimbra e no país”.

Ainda antes de a petição ser entregue, a APEE foi informada da visita à escola de deputados do PS, bem como de membros da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, que aconteceu este dia 17 de fevereiro.

“Mais: a APEE foi informada de que a petição acelerou o início de obras na escola, que vão acontecer de forma faseada. Ainda este ano letivo vai ser intervencionado o ginásio – precisamente um dos equipamentos em estado de degradação mais evidente. A promessa foi deixada esta semana pela Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Coimbra, numa visita à escola”, referem.

Recorde-se que a petição, disponível online no endereço www.apeejosefalcao.pt, alertou para a “necessidade urgente de uma intervenção de fundo na escola, uma das mais emblemáticas da cidade e do país”.

“Fomos surpreendidos pela positiva pela adesão da sociedade civil à petição. Foram mais de 5000 assinaturas reunidas em pouco tempo”, sublinha a direção da APEE.

“Percebemos que a Escola Secundária José Falcão é mais do que a Escola dos seus alunos, é um património histórico e simbólico da cidade, de todos os que lá passaram e que se revêm no potencial que a Escola tem”, acrescenta.