CentroTV

PGR revela que vai averiguar novos dados de mortos em Pedrógão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apela a que quem tenha informações sobre mais vítimas mortais no fogo de Pedrógão Grande, para as fornecer ao DIAP de Leiria.

“Apela-se a todos os que tenham conhecimento de quaisquer factos relacionados com os incêndios de Pedrogão Grande o envio dos mesmos ao Ministério Público, para a morada do DIAP de Leiria”, frisa a esta tarde em comunicado a PGR.

O Ministério Público, no “momento em que teve conhecimento do incêndio de Pedrógão Grande e suas consequências, instaurou inquérito nos termos legais, sendo as investigações desde logo iniciadas em estreita colaboração com a Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e das demais instituições envolvidas”, adianta.

No âmbito deste inquérito foram identificadas, até ao momento, 64 vítimas mortais.

“Foi ainda instaurado um outro inquérito com vista à investigação das circunstâncias que rodearam a morte de mais uma vítima no âmbito de um acidente de viação”, revela.

Ambos os inquéritos correm termos no DIAP de Leiria, sob a direção articulada da Procuradora da República que coordena aquele Departamento do Ministério Público.

Para efeito de instrução de procedimentos de atribuição de pedidos de indemnização cível ou “outros relativos ao exercício de direitos dos interessados, pode ser efetuado, nos termos dos artigos 86.o e 89.o do Código do Processo Penal, requerimento ao Ministério Público que autorizará o acesso aos autos, logo que possível, nos termos legais”, refere também a PGR.

Todos os elementos vindos a público, designadamente através da comunicação social, serão “objeto de análise e investigação”.